Top 10 (Uma lista que sempre muda.)

01
Memórias de Adriano
Marguerite Yourcenar. Sempre uma mulher como guia. Estas memórias me ensinaram mais que qualquer aula sobre a vida. E são memórias que mesclam verdade e ficção. Um diamante.

02
O segundo sexo
Simone de Beauvoir me convidou e eu fui. Uma leitura deliciosa, uma visão existencialista do 'ser mulher'. Livro de cabeceira das feministas e leitura obrigatória para... tudo/todos.

03
Mensagem
Fernando Pessoa. Não preciso descrever e me rasgar em elogios. É o grande autor da língua portuguesa.

04
Ficções
Jorge Luís Borges. Pouco conhecido dos leitores mais recentes, e dos que dão preferência ao pop. Mas deveria ser bem mais celebrado pela linguagem bem trabalhada e o convite ao fantástico. Perfeito.

05
Ensaio sobre a cegueira
Sou fã de José Saramago. Meu mestrado foi em cima do trabalho dele. Tive que escolher uma para colocar aqui, caso contrário seria um top 10 de Saramagos! O Nobel merecia ser elencado, cá está.

06
Memórias póstumas de Brás Cubas
Eu sei, Machado de Assis, super comentado e estimado. Com razão. Ele merece este lugar. Merece meesssmo!

07
Poesia
Sophia de Mello Breyner Andresen. Ela está espalhada em Portugal, mas é pouco comentada no Brasil. Autora versátil e cabralina, tem um poder poético inefável. Dessas palavras que apaixonam, ainda mais aos leitores de poesia.

08
Reparação
Ian McEwan. Este escritor é 'novo', e sua obra já foi levada às salas de cinema. Recomendo fortemente a leitura por se tratar de uma escrita sóbria e metalinguística. Vale a exploração.

09
A vida privada das árvores
Alejandro Zambra. Recente e um dos melhores que li nos últimos meses. Uma história curta, densa e verdadeiramente literária.

10
Obra completa de
Cecília Meireles. Não consegui escolher só uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão liberados após moderação. Obrigada!